Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Recanto dos Bichos » Disciplina é palavra-chave para passeios com cães em pet parques
Disciplina é palavra-chave para passeios com cães em pet parques

http://www.caesegatos.com.br/assets/uploads/noticias/petparque.jpg

 

O aumento populacional, a verticalização das grandes cidades e a nova relação que as pessoas estabeleceram com seus cães são fatores que demandaram espaços de lazer para serem compartilhados com animais. Nesse contexto surgiram os chamados “pet parques” ou “cachorródromos”, áreas instaladas em parques e praças públicas nas quais os peludos podem andar sem guia. 

 

Os locais são positivos aos pets, desde que os tutores adotem medidas de saúde para o bem de todos os frequentadores. Na opinião da médica-veterinária integrante da Comissão Técnica de Saúde Pública Veterinária do CRMV-SP e diretora do Instituto Pasteur (São Paulo/SP), Luciana Hardt Gomes, em áreas livres, os cães podem manifestar o comportamento natural da espécie, o que está ligado ao bem-estar, que é um item fundamental para a saúde animal. 

 

No entanto, segundo ela, só é possível considerar esse benefício se o animal não mostrar agressividade ou medo em excesso com a aproximação de outros cães, uma vez que esses comportamentos podem representar problemas. “É preciso bom senso dos tutores de animais que tendem a brigar e ferir os demais. Nesses casos, são indicados passeios com coleira, guia e focinheira”, orienta Luciana. Para os pets assustados, a interação pode significar um fator de estresse ao pet, outro ponto a ser observado com cautela pelo dono. 

 

Vacinação em dia. No que diz respeito à saúde, para que as áreas de lazer para animais sejam utilizadas de forma responsável, os proprietários não podem falhar nos cuidados considerados básicos. Entre eles, estão as doses anuais da vacina antirrábica. 

 

Os cães também precisam receber anualmente a vacina polivalente, que protege contra doenças como cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose e leptospirose. “Também é indispensável a prevenção contra parasitas intestinais, que é feita com a vermifugação periódica”, diz a médica-veterinária, que ainda destaca que os intervalos entre as doses devem ser feitos, rigorosamente, de acordo com a orientação do veterinário do animal. 

 

Além desses cuidados e da vermifugação, os tutores devem ter disciplina com o recolhimento das fezes de seus animais de estimação, para evitar contaminações, como lembra a veterinária integrante da Comissão Técnica de Bem-Estar Animal do CRMV-SP, Rosangela Ribeiro Gebara. 

 

Higiene e segurança. Caso seja percebido que um determinado local tem alta incidência de pulgas e carrapatos, é indicado que o dono deixe de frequentar o espaço com seu animal de estimação e que informe a administração pública responsável pelo pet parque ou “cachorródromo” sobre o problema para que sejam adotadas providências contra infestações. 

 

Como medida de segurança, Rosangela Gebara recomenda que sejam observados outros fatores. “Esses espaços devem estar limpos, com a grama aparada e bem zelados, preferencialmente com placas sinalizando as regras de convivências aos tutores, como a obrigatoriedade do recolhimento das fezes dos animais”, declara. 

 

Rosangela destaca, também, a preocupação com a proteção contra fugas, ou seja, que o cercado não tenha pontos que permitam que o animal escape e, ainda, alerta para a necessidade dos pets possuírem identificação em suas coleiras como medida preventiva.

 

http://www.caesegatos.com.br/disciplina-palavra-chave-para-passeios-com-c-es-em-pet-parques

Home | Quem Somos | Serviços | Planos | Fotos | Blog | Localização | Contato | Webmail | Área Restrita

Copyright © 2013-2018 Recanto dos Bichos. CNPJ: 73.829.079/0001-31.

Rod. Francisco Thomas dos Santos, 6564. Armação do Pântano do Sul - Florianópolis-SC. Fone: (48) 3237-5193. Veterinário de Plantão | Dr. Luis Carlos Stein | (48) 99161-9953

site desenvolvido por
www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.